8 áreas de nossas vidas que devemos colocar em ordem

]

Exercer um ministério é, na prática, exercer um dom. Os dons são indicação de um chamado divino. Há algum tempo, uma pesquisa entre 1.200 cristãos levou os pesquisadores a uma conclusão assustadora: 80% dos entrevistados não conheciam os seus dons espirituais. Portanto, apenas 20% estavam ativos “conscientemente”. Muitos cristãos ficam angustiados porque não sabem para que Deus os chamou e há outros que fazem de conta que Deus tem prazer especial em nos chamar para realizar tarefas que não combinam com os nossos dons. Se você descobrir que tem o dom de misericórdia, por exemplo, e não estiver usando esse dom, tenha certeza de que você não estará vivendo de acordo com o seu chamado ministerial.

No estudo dos dons, não podemos confundir habilidades naturais com dons espirituais. As habilidades naturais são aquelas que nascem com as pessoas – administrar, discursar, cantar, tocar um instrumento, pintar, ensinar, liderar, ajudar as pessoas, falar línguas diversas, etc –, e que podem ser aperfeiçoadas com o estudo e a prática. Já os dons espirituais são habilidades especiais que o Espírito Santo dá aos membros do Corpo de Cristo – de acordo com a graça de Deus – para serem usadas na edificação da Igreja.

Muitas vezes, a partir das habilidades naturais, Deus unge uma pessoa para algo que é próximo ao que ela já faz. Por exemplo: alguém que é professor fora da Igreja pode perfeitamente receber o dom especial de ensino da parte de Deus, para ser utilizado dentro da Igreja.

Vamos, então, a algumas dicas para que você coloque sua casa ministerial em dia.

1. Descubra seus dons. O crente não deve ser ignorante a respeito deles (Rm 11.29; 1Co 12.1; 14.14; 1Tm 4.14). Descobri-los, por certo, melhorará o seu relacionamento com Deus, com o cônjuge, com os filhos, com os irmãos e consigo mesmo. Muitas pessoas têm o mesmo dom, mas umas são mais eficientes do que as outras. Isso não deve preocupá-lo. O importante é que você esteja fazendo algo segundo o seu dom.

2. Se você já sabe quais são os seus dons, é momento de desenvolvê-los. Não desenvolver um dom é uma maneira de apagar o Espírito (1Ts 5.19). Lembre-se que os dons são dados para a utilidade de todos, para o proveito comum e edificação da Igreja (1Co 12.7, 14.26 e Ef 4.12), e estas são razões porque nunca se deve deixar de exercê-los. As outras pessoas precisam do exercício do seu dom.

3. Se você tem um chamado ministerial e necessita estudar mais, matricule-se em cursos pertinentes à sua área. Não procrastine a decisão de melhorar o nível de conhecimento em seu dom. Ninguém sabe todas as coisas e sempre é preciso renovação do conhecimento.

4. Programe-se para participar de congressos e seminários em sua área de atuação. Nem só de ensinar vive o homem. Às vezes, é preciso parar para reciclar os conhecimentos ouvindo pessoas menos experientes e pessoas mais experientes, bem como, jovens e anciãos. Esse equilíbrio faz-nos renovar sem perder o nosso próprio brilho.

5. Amplie seus conhecimentos ministeriais conhecendo melhor outros ministérios. Um ministério sempre depende de outro, por isso, quanto mais conhecimento sobre outras áreas você tiver, mais poderá fazer por meio de parcerias.

6. Proponha-se a ler, pelo menos, um livro por semestre dentro da sua área de atuação. Isso o tornará alguém sempre atualizado em seu ministério.

7. Se você já é bem-sucedido ministerialmente, lembre-se de fazer discípulos.

Um ministério que não forma discípulos está fadado a se acabar quando o seu protagonista morre ou fica incapacitado. Essa formação pode ser feita por

meio de treinamentos, mas também da formação de uma equipe que ande com

você.

8. Se você já é pastor ou líder e já alcançou todos os seus objetivos ministeriais, talvez, seja o momento de estabelecer novas metas ministeriais, planejar novos e mais altos voos.

Pr. Fábio Santos